Tenista chinesa Peng Shuai treina para o Aberto da Austrália em Melbourne em 2019 - desaparecida - assédio sexual
© Reuters/Adnan Abidi/Direitos reservados
Esportes

WTA diz que conversa de chinesa Peng com presidente do COI não basta

Entidade defende investigação sobre denúncia de agressão sexual


Publicado em 22 de Novembro de 2021 às 12:10 Por Brenda Goh - Xangai (China) (Ver Fonte)

A videoconferência da tenista chinesa Peng Shuai com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) não aborda nem alivia as preocupações da Associação de Tênis Feminino (WTA) a respeito de seu bem-estar, disse a WTA nesta segunda-feira (22).

O paradeiro de Peng, ex-número um de duplas do mundo, tornou-se uma tema de interesse internacional quase três semanas atrás depois que ela alegou que o ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli a agrediu sexualmente.

Ela apareceu em um jantar com amigos no sábado (20) e em um torneio de tênis infantil em Pequim no domingo (21), como mostraram fotos e vídeos publicados por jornalistas da mídia estatal chinesa e pelos organizadores do evento, mas isto foi pouco para diminuir os receios.

"Foi bom ver Peng Shuai em vídeos recentes, mas eles não aliviam nem abordam a preocupação da WTA com seu bem-estar e sua capacidade de se comunicar sem censura e coerção", disse uma porta-voz da WTA por email.

Indagada sobre a videoconferência com o COI, a porta-voz respondeu:

"Este vídeo não muda nosso apelo por uma investigação plena, justa e transparente, sem censura, sobre sua alegação de agressão sexual, que é a questão que deu ensejo à nossa preocupação inicial."

O COI disse em um comunicado que Peng fez uma videoconferência com seu presidente, Thomas Bach, no domingo (21), durante a qual ela disse estar segura e bem em sua casa em Pequim e que deseja que sua privacidade seja respeitada por ora.

Grupos ativistas globais pedem um boicote à Olimpíada de Inverno de Pequim em fevereiro em reação ao histórico de direitos humanos da China.

* Reportagem adicional de Gabriel Crossley e Yew Lun Tian em Pequim