Cultura

SCS ou EPTG? A sopa de letrinhas que confunde turistas e até moradores de Brasília

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

SCS, SBN, SGAS, SRTVN, SHLS, SAAN, SIG, SOF Sul, CLN, SQS, SQN, EPTG… Mas o que significa isso?


São algumas das siglas que confundem tanto turistas quanto brasilienses.

 

Eu sou carioca e mudei para Brasília com 25 anos de idade. Se você acha difícil entender as siglas, vou te ensinar a tática que eu usei. Quando a primeira letra é S, normalmente significa “setor”. Se as primeiras letras da sigla forem “CL”, então ali funciona um comércio local.

 

Quando a última é N ou S, significa Norte ou Sul. Se a sigla termina em SW ou NW, o lugar fica no Sudoeste ou no Noroeste. As vias expressas são as EPs - Estradas Parque.


O restante, é perceber onde fica o setor. Se for na região central da cidade, “A” significa Autarquias; “B” significa Bancário; “C”, Comercial, e “Q”, Quadra.

 

No caso das residenciais do Plano Piloto, “SQ” é Superquadra. “H” pode ser Hoteleiro, quando é bem pertinho do Eixo Monumental, ou Hospitalar, quando fica duas quadras mais distante da via.


O pesquisador João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”, destaca que a divisão da cidade em setores facilita a vida de quem mora aqui.

 

A professora de arquitetura da Universidade de Brasília e integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF, Gabriela Tenório, concorda que a organização de Brasília ajuda, mas, para ela, de vez em quando torna mais difícil andar pela cidade.

 

E você? Quando se perdeu numa tesourinha pela primeira vez?

 

Com produção de Graziele Bezerra e Rosemary Cavalcanti, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.