Economia

Receita Fone está desativado e solicitações só pela internet

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Um serviço que ajudava quem não pode, nem deve sair de casa nesta época de Coronavírus, está indisponível: o Receita Fone 146. Isso porque venceu o contrato entre o governo federal e a empresa que prestava o serviço.

 

A alternativa agora é recorrer à internet, no receita.economia.gov.br, para consultar o CPF ou o andamento da restituição do Imposto de Renda.

 

De acordo com o último balanço divulgado pela receita, já foram entregues mais de seis milhões de declarações deste a abertura do prazo, em 2 de abril. As declarações podem ser feitas até 30 de abril.

 

O serviço fica indisponível apenas na madrugada, entre uma e cinco horas da manhã.

 

A expectativa é que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

 

Se você deseja fazer sua declaração agora durante a quarentena é só realizar o download do programa gerador da declaração no site da receita.

 

Também é possível enviar o documento sem fazer o download, mas é necessário acessar o E-Cac - Centro Virtual de Atendimento que consta no site da receita. Para isso, é indispensável o uso de certificado digital.

 

E você contribuinte também pode baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, para mandar a declaração do imposto de renda pelo celular.