O que significa Netflix? Veja dez curiosidades sobre o app e a empresa
Áudio e Vídeo

O que significa Netflix? Veja dez curiosidades sobre o app e a empresa

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

A Netflix, apesar de ser o serviço de streaming de filmes e séries mais popular do mundo, tem curiosidades que poucas pessoas conhecem. Desde dúvidas mais simples, como o que significa nome da plataforma e qual foi sua primeira produção original, até a grande questão de como surgiu a Netflix e de como funciona seu algoritmo, são várias as curiosidades ainda não descobertas por seus 190 milhões de usuários. Confira a seguir dez curiosidades sobre como funciona o serviço de streaming.

Netflix offline: como usar Smart Downloads para poupar dados e memória

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. É "a" Netflix, e não "o" Netflix

Uma das maiores dúvidas é qual artigo usar ao se referir a Netflix: feminino ou masculino? Enquanto boa parte chama de “a Netflix”, outros usuários acham correto utilizar a opção “o Netflix”, com a justificativa de que, por ser um “serviço”, o artigo a ser utilizado também deve estar no masculino.

Entretanto, a própria Netflix faz questão de afirmar em todas as suas redes sociais que o correto a ser utilizado é “a Netflix”. A rede de streaming diz se considerar uma menina e, por isso, os usuários devem chamá-la pelo artigo feminino.

2. A Netflix existe há 22 anos

A Netflix surgiu em 1997, criada por Reed Hastings e Marc Randolph. Com o nome de NetFlix (com o F maiúsculo) até 2002, a empresa foi criada para funcionar como uma locadora de filmes, com entregas em domicílio. Se aproveitando da recém novidade que eram os DVDs, os usuários entravam no site da Netflix e escolhiam o título desejado a ser enviado pelos Correios. Os clientes podiam ficar com os títulos por quanto tempo desejasse.

A Netflix funcionava a partir de planos de assinatura, muito semelhantes aos atuais, e cada usuário podia alugar até 8 filmes por vez. Em 2007, 10 anos após seu lançamento, a Netflix decidiu entrar pro ramo de streaming e passaria a oferecer conteúdos no formato de acesso imediato.

3. A empresa ainda aluga DVDs

Apesar de ser conhecida mundialmente por seu serviço de streaming, a Netflix ainda possui um sistema de aluguel de títulos físicos. O formato de assinatura ainda continua vigente e seus usuários podem solicitar o envio dos DVDs por meio do e-mail. A empresa conta com aproximadamente 2.7 milhões de clientes com assinatura de entrega ativa.

Uma das principais razões para o serviço ainda continuar em funcionamento é devido ao alto nível de Internet necessária para que os títulos do streaming rodem online perfeitamente. Usuários que moram em locais rurais e isolados são alguns dos principais clientes do formato. O serviço de aluguel até fornece mais títulos que o streaming: 100 mil opções de títulos contra com cerca de 4 mil peças online.

4. O que significa Netflix

Por se tratar de nome em inglês, nem todos os usuários sabem o que significa o nome Netflix. Sendo a junção de duas palavras "Net" + "Flix", o nome nada mais é do que "filmes na Internet". A palavra "net" vem, sem muito mistério, diretamente da palavra "Internet". Enquanto isso, o "flix" é uma derivação de "flicks", que é nada mais que uma gíria para "filmes".

A logo da Netflix teve diversas mudanças ao longo do tempo. Em sua época de lançamento, a empresa possuía um layout bem simplista, com as palavras "Net" e "Flix" separadas, na cor preta. De 2004 a 2011 o serviço de streaming adotou um logo mais clean, com a cor branca. Até que à partir de 2012, a marca começou a utilizar a cor vermelha como seu logotipo, remetendo aos seus primórdios, quando os DVDs alugados eram enviados em cartas vermelhas.

5. Algoritmo da Netflix faz recomendações personalizadas

A Netflix funciona a partir da criação automática de listas filmes e séries baseadas no gosto pessoal de cada usuário. Para isso, o serviço de streaming possui um sistema de avaliação em que, após assistir um título, o espectador o classifica com um like (curtir, em inglês) ou com um dislike (descurtir). Esse método ensina ao algoritmo as preferências do usuário e o ajuda a recomendar títulos de forma individualizada.

A partir da análise dos gostos pessoais de cada espectador, o algoritmo consegue criar listas como, por exemplo, "Porque você assistiu a The Good Place", e indicar filmes e séries que possuam temática semelhante. Quanto mais frequentemente os usuários classificarem os títulos assistidos, mais precisas serão as recomendações do algoritmo.

6. O que significa “relevante”, que aparece abaixo da descrição dos filmes

Com o auxílio do algoritmo para analisar hábitos e comportamentos de visualização de conteúdos dentro da plataforma, a Netflix indica a porcentagem de relevância de títulos para o usuário. A classificação é baseada nos likes e dislikes que os espectadores dão nos filmes e séries assistidos. A porcentagem é indicada na descrição dos títulos, como, por exemplo, "89% relevante".

É importante lembrar que o sistema de classificação de relevância é baseado totalmente na análise individual de cada usuário e não segue avaliações e notas dadas pela indústria cinematográfica aos filmes. Os números quantitativos e qualitativos dos títulos não interferem na classificação percentual feita pela plataforma.

7. "Lilyhammer" foi a primeira produção original da Netflix

Apesar de pouco conhecida, o primeiro conteúdo produzido e distribuído exclusivamente pela Netflix foi a série "Lilyhammer". Lançada em fevereiro de 2012, o drama policial foi a porta de entrada do serviço de streaming na produção de conteúdo original. A série é uma mistura de drama e comédia e aborda a vida de um ex-mafioso que precisa se refugiar na Noruega após delatar seus antigos comparsas.

Entretanto, House of Cards foi o primeiro título a estrear com produção e distribuição completamente exclusiva da Netflix. Lançada em 2013, a séria foi a principal responsável por alavancar o sucesso da empresa, consolidando-a como um dos principais estúdios de produção audiovisual. O drama acompanha o político Frank Underwood em sua tentativa de conquistar a presidência dos Estados Unidos.

8. A Netflix tem categorias "escondidas"

A Netflix divide os conteúdos em categorias para facilitar a busca de usuários. Apesar de possuir as categorias de divisão mais convencionais, a plataforma possui mais de 200 subcategorias "escondidas" — muitas delas bem inusitadas. Opções de categorias como "Comédias cult (9434)", "Filmes de terror com Zumbis (75405)" e "Filmes mudos (53310)" podem ser acessados por todos com os códigos.

Para ter acesso ao conteúdo, basta inserir o endereço netflix.com/browse/genre/numero no navegador e substituir "número" pelo código correspondente à categoria desejada. Os números são aleatórios e não possuem relação com a quantidade de títulos presentes em cada subcategoria. O TechTudo fez uma seleção com alguns dos códigos disponíveis.

9. Netflix mostra a velocidade da sua Internet

A Netflix lançou um medidor de velocidade da Internet, o Fast.com. O site mostra, em tempo real, a velocidade de download da sua conexão em Mbps. A proposta é que usuários tenham controle total sobre sua conexão e descubram se o motivo para eventuais quedas na exibição dos conteúdos do serviço de streaming seja por baixa velocidade de rede ou por falhas na plataforma.

O medidor pode ser acessado no navegador tanto no computador quanto em aparelhos móveis, de forma simples, rápida e gratuita. Apesar de ser propriedade da Netflix, o medidor pode ser acessado por todos, independentemente de possuir ou não assinatura na plataforma de streaming.

10. É possível sugerir títulos para a Netflix

Apesar do extenso catálogo de produções disponíveis na Netflix, às vezes não é possível achar no streaming um título desejado. O que poucos sabem é que o serviço de streaming permite que assinantes enviem sugestões de filmes, séries e documentários por meio de um formulário no site.

Para sugerir novos títulos, basta ir até a seção de sugestão da Netflix pelo endereço help.netflix.com/pt/titlerequest A plataforma permite que os usuários enviem até três opções de títulos por vez. Os conteúdos solicitados são armazenados e analisados pelo serviço, mediante pesquisa de mercado feita pela empresa.

Como ver filmes que apareciam no Netflix e agora não mais? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Via The Independent