UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Educação

Inep prorroga prazo para participação em Censo da Educação Superior

Medida foi tomada por conta da pandemia de coronavírus


Publicado em 24 de Abril de 2020 às 16:25 Por Agência Brasil - Brasília (Ver Fonte)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta sexta-feira (24), a prorrogação para 5 de junho do prazo para a coleta de dados do Censo da Educação Superior. A medida foi tomada por conta da pandemia de coronavírus.

O cronograma atualizado foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de hoje e está disponível no portal do Inep.

Segundo o Inep, o sistema do Censo da Educação Superior (Censup) continua disponível para o preenchimento dos dados da primeira etapa da coleta.

De acordo com o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, o censo ajuda os governos e a sociedade a buscarem soluções para os problemas no ensino superior. “Precisamos de informações relevantes e fidedignas para orientar as políticas para o período pós-pandemia”, disse.

A declaração deve ser feita por todas as instituições escolares brasileiras, públicas e privadas. O preenchimento dos dados é feito pelo pesquisador institucional, representante da instituição junto ao Inep. O sistema está disponível para preenchimento dos dados desde 20 de janeiro.

O Censo Superior reúne informações sobre as instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos e a participação das instituições de ensino é requisito para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação (MEC), como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

* Com informações do Inep

Edição: Fernando Fraga