Economia

Índice de Confiança do Comércio sobe 1,7 ponto em fevereiro

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O Índice de Confiança do Comércio subiu 1,7 ponto em fevereiro ao passar de 98,1 para 99,8 pontos, e atingiu o mesmo nível de fevereiro de 2019.

 

Os dados divulgados nesta sexta-feira (21) pela Fundação Getúlio Vargas mostram que este mês, a confiança subiu em 5 dos 6 segmentos.

 

A melhora do índice foi mais influenciada pelo resultado favorável do Índice de Expectativas que avançou 2,6 pontos, ao passar de 104,4 para 107,0. É o maior nível desde fevereiro de 2019, quando ficou em 107,2.

 

O resultado de fevereiro superou, ainda, o nível neutro pelo nono mês consecutivo. Já o Índice de Situação Atual variou 0,7 ponto, saindo de 91,9 para 92,6 pontos.

 

De acordo com a Fundação, a confiança do comércio inicia 2020 em alta, influenciada pelos indicadores de expectativas, que se consolidaram acima do nível neutro de 100 pontos.

 

Essa melhora das expectativas ocorre em sentido contrário dos consumidores, que em fevereiro se tornaram bem mais cautelosos em relação ao futuro próximo, lançando dúvidas sobre a possibilidade de sustentação da atual tendência de alta da confiança do comércio.

 

A Sondagem do Comércio é feita com 801 empresas do setor em todo o país.