Saúde

Hemocentro do Rio faz coleta em condomínios para garantir estoques de sangue

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Em tempos de combate ao novo coronavírus, a quarentena fez os estoques de sangue do Hemorio registrarem queda de 50%. No entanto, a demanda por sangue no sistema de saúde é contínua. Por isso, nesta quarta-feira (1º), começa uma iniciativa pioneira, o Hemorio em Casa, que vai levar a coleta de sangue a condomínios da cidade. Diretor do Hemorio, Luiz Amorim explica como funciona.

 

Os síndicos de condomínios interessados na ação e que possuam a estrutura e pelo menos 500 moradores com idade adequada para doar podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone 96467-2154.

 

Os potenciais doadores precisam saber que candidatos à doação que tiveram coronavírus ficam inaptos por 90 dias após a cura; candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura; candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato; candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil; candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato.