Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven/Domínio Público/ Wikimedia Commons

Cultura

Festival Mozart de Würzburg, no Concertos Deutsche Welle

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (25) traz obras de Johann Nepomuk Hummel e Wolfgang Amadeus Mozart, apresentadas durante o Festival Mozart, de Würzburg, pelo renomado conjunto La Stagione. 

Das 41 sinfonias de Mozart, todas estão em tonalidade maior, exceto duas; uma é comumente chamada de “Pequena Sinfonia em Sol menor”, e a outra de “Grande Sinfonia em Sol menor”. Mas, na verdade, a pequena sinfonia não tem nada de pequena no ponto de vista expressivo. Algumas pessoas, inclusive, já especularam que Mozart, ao escrever essa obra com 17 anos de idade, estava passando por uma crise romântica – algo bem comum nessa fase. De alguma maneira, podemos ouvir esse drama adolescente nessa música. Mas é claro que com Mozart você nunca sabe onde vida e música se encontram. 

Esta obra foi o principal destaque durante a edição mais recente do Festival Mozart, que ocorreu em junho de 2019 na residência real dos príncipes-bispos da cidade de Würzburg - em 1981, essa estrutura foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Além de Mozart, o grupo principal do evento, o La Stagione, de Frankfurt, liderado por Michael Schneider, interpretam também obras de Johann Nepomuk Hummel.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM