Encontro reúne apicultores e meliponicultores em São Joaquim
Campo e Negócios

Encontro reúne apicultores e meliponicultores em São Joaquim

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

A partir desta sexta-feira (16), começa em São Joaquim, na Serra catarinense, o 34º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores. A programação segue até sábado (17) no Parque Nacional da Maçã.

A expectativa da organização é receber mais de 600 pessoas na programação técnica, que inclui palestras, cursos, mesas redondas, com profissionais do Uruguai, da Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O tema deste ano será "Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental". O cronograma das atividades está disponível no site do evento.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores (FAASC) Ênio Cesconeto um dos assuntos debatidos será o processo de polinização, em que as abelhas são as principais protagonistas.

"As abelhas como insetos polinizadores são responsáveis pela biodiversidade e principalmente pela melhoria da quantidade e da qualidade dos frutos produzidos. Então o nosso encontro catarinense está focado principalmente neste viés da polinização que traz pra esse evento a oportunidade para que os produtores de maçã conversar com os apicultores e meliponicultores e articular um trabalho para que se obtenha uma maior produtividade nos dois negócios”, disse.

Além do destaque na produção do mel, a região da Serra catarinense tem como principal atividade no campo a fruticultura de clima temperado, especialmente com a produção de maçãs.

Paralelamente vai ocorrer a Expofeira, que tem entrada gratuita, que traz inovações da área da tecnologia para o setor.

Veja mais notícias do estado no G1 SC