Meio-ambiente

Defesa Civil divulga balanço relativo às chuvas no Rio

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

A Defesa Civil do Rio de Janeiro divulgou o último balanço dos atendimentos relativos às chuvas. Desde as duas horas da segunda-feira (10), foram registrados 165 chamados pelo canal de atendimento 199 e 21 interdições.

 

As principais solicitações são para imóveis com infiltrações ou rachaduras. Tijuca, Centro, Santa Teresa, Leme, Vila Isabel e Cidade de Deus estão entre os bairros com maior demanda.


Entre as interdições, o órgão isolou, na noite desta terça (11), a área de lazer, playground e garagem de um prédio no Leme, onde ocorreu deslizamento de encosta. Foi feita a limpeza do local, com a remoção dos blocos de terra, para realizar as obras de contenção da encosta.

 

Após nova vistoria, subiu de oito para nove o número de imóveis interditados na Rua Bento Lisboa, no Catete, onde ocorreu desabamento de um sobrado na última segunda-feira (10).

 

De segunda a terça-feira, 10 sirenes foram acionadas em três - das 103 - comunidades de alto risco geológico do município, visto que o índice pluviométrico nestas áreas atingiu o protocolo de desocupação preventiva.

 

Na Rocinha, sete sirenes foram disparadas na terça (11). Já na Mangueira e no Parque Candelária , em São Cristóvão, as sirenes foram ativadas na segunda. O sistema de alertas sonoros é baseado no monitoramento 24 horas ao dia dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, onde profissionais atuam, de forma integrada.

 

Há participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores. O Sistema conta com pluviômetros, sirenes e pontos de apoio. 

 

Qualquer pessoa pode receber alerta de chuva forte da Defesa Civil por meio de adesão voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.