Coreia do Norte faz novos disparos com projéteis 'não identificados'
Mundo

Coreia do Norte faz novos disparos com projéteis 'não identificados'

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

A Coreia do Norte fez mais uma série de disparos de projéteis "não identificados", informou a agência sul-coreana Yonhap nesta terça-feira (10) – horário local.

De acordo com o Estado Maior da vizinha Coreia do Sul, os lançamentos ocorreram na província de Pyongan do Sul rumo ao leste e aconteceram às 6h53 e 7h12 (horário local). Os projéteis voaram por aproximadamente 330 km em direção ao leste.

O regime de Kim Jong-un não comentou o teste, até o momento. Em declarações recentes sobre outros testes, o governo norte-coreano disse que o desenvolvimento de novas armas objetiva conter "ameaças militares" contra o país.

Não está claro, com exatidão, onde os projéteis caíram – provavelmente no Mar do Japão, também chamado de Mar do Leste. O governo japonês afirmou, logo após os lançamentos, que não há registro de ameaça ao território do país.

O teste desta terça-feira é mais um de uma série de lançamentos feitos pela Coreia do Norte desde o fim de julho, todos direcionados ao Mar do Japão. Veja os demais testes abaixo.

Conversas com os EUA

Os lançamentos desta terça-feira contrastam com a postura adotada um dia antes pelo governo da Coreia do Norte, que disse desejar retomar as conversas com os Estados Unidos ainda em setembro.

O contato sobre a desnuclearização da península está emperrado desde o fracasso da reunião bilateral entre Donald Trump e Kim Jong-un em Hanói (Vietnã), em fevereiro. Porém, recentemente, os dois líderes trocaram cartas e até se encontraram brevemente na fronteira entre as duas Coreias, após a reunião do G20 no Japão.

Um representante da Casa Branca disse à agência Reuters que os EUA estão cientes do lançamento desta terça-feira. "Continuamos a monitorar a situação e consultando de perto nossos aliados da região", afirmou.