Piano - Notas musicais

Piano - Notas musicais/Foto: Public Domain Pictures/Domínio Público

Cultura

Conheça vida e obra de César Cui no Caderno de Música

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O Caderno de Música deste sábado (25) faz uma homenagem ao compositor e crítico músico russo César Cui, que no último dia 18 completaria 185 anos de vida. 

Ouça no player acima.

De ascendência francesa e lituana, César Antonovitch Cui nasceu na Rússia em uma família nobre, em 18 de janeiro de 1835. Embora tenha iniciado os seus estudos musicais ainda na infância, Cui se formou em engenharia e seguiu inicialmente a carreira militar. Porém, por volta de 1855, por influências do compositor Mily Balakirev, César Cui passou também a se dedicar mais seriamente à música e integrou, junto com Balakirev, o importante Grupo dos Cinco, que defendia a ideia de uma criação musical especificamente russa. Os outros integrantes do Grupo dos Cinco eram os também nacionalistas Korsakov, Borodin e Mussorgsky.

Desde muito cedo, César Cui sempre foi muito respeitado em todas as áreas pelas quais passou. Antes de seguir na música, ele escreveu inúmeros artigos e livros acadêmicos sobre fortificações militares. Como crítico musical, integrante do Grupo dos Cinco e defensor da música contemporânea nacionalista russa, César Cui contribuiu com quase 800 artigos entre 1864 e 1918 para vários jornais e outras publicações na Rússia e na Europa. 

Embora tenha sido um defensor fervoroso da música nacional russa, César Cui era tido como um dos menos nacionalistas entre os membros do Grupo dos Cinco. Seu catálogo musical é bastante variado e, com exceção das tradicionais sinfonias e concertos solos, inclui praticamente todos os gêneros musicais de seu tempo.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.