Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Internacional

Chanceler diz que Brasil está comprometido com princípios da OCDE

País participou de reunião que comemorou 60 anos do grupo


Publicado em 06 de Outubro de 2021 às 20:16 Por Agência Brasil - Brasília (Ver Fonte)

O Brasil está comprometido com os valores e princípios da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disse hoje (6) em Paris, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Segundo o chanceler, o governo brasileiro trabalha para iniciar o processo para virar membro-pleno do grupo, que reúne as economias mais industrializadas do planeta.

O ministro participou da Reunião Ministerial da OCDE, que celebrou os 60 anos da organização e teve como tema Valores compartilhados: construindo um futuro verde e inclusivo. Também compuseram a delegação brasileira o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o ministro da Cidadania, João Roma; e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

O Brasil participou do encontro na condição de parceiro-chave e de candidato à acessão à OCDE. Segundo o Itamaraty, os representantes brasileiros fizeram intervenções em diferentes sessões do evento, especialmente as dedicadas à tributação, comércio internacional, financiamento ao desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. Os integrantes da delegação brasileira também participaram de encontros reuniões bilaterais com seus homólogos à margem dos trabalhos da reunião.

Presidido pelo secretário de Estado (cargo equivalente ao de ministro das Relações Exteriores) dos Estados Unidos, Antony Blinken, o encontro que celebrou o 60º aniversário da OCDE renovou o compromisso da organização como meio eficaz de cooperação entre democracias de mercado na busca de soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais da comunidade internacional.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil reafirmou a consonância do país com os princípios e valores fundamentais da OCDE. Em linha com esse compromisso, a delegação brasileira aproveitou o evento para destacar a importância da organização na governança econômica global e o papel do Brasil no processo de ampliação da OCDE.

Edição: Aline Leal