Saúde

Brasil passa a Rússia e é o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O Brasil registrou, só nessa sexta-feira, o número de 20 mil contaminados pelo novo coronavírus, a maior marca desde o início da pandemia. No total, já são 330 mil infectados. O país ultrapassou a Rússia e já éo segundo no mundo em número de contaminados.


Ainda foram confirmadas 1.001 mortes para a Covid-19, chegando a um total de 21.048 óbitos em todo país. Estão em investigação outras 3.552 mortes.


O Conselho Nacional de Saúde emitiu, nessa sexta-feira, recomendação para o Ministério da Saúde e para o Ministério Público Federal, para a suspensão imediata das orientações para uso da cloroquina em casos leves de Covid-19.


Para o Conselho, as orientações do Ministério da Saúde não se baseiam em evidências científicas; a pasta não estaria citando estudos atuais para sua decisão, e usa referências criticadas pela comunidade científica. O órgão considera que a adoção do medicamento é uma decisão política tomada por não especialistas em saúde.


Nessa sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou nota, assinada com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que as orientações para uso da cloroquina cumprem o princípio da equidade na saúde pública.


A pasta informou que busca ampliar o atendimento da população pelo programa telesaúde, ampliando o acesso a exames de eletrocardiograma, para ampliar a segurança de pacientes.
           
                  
Segundo as orientações do Ministério da Saúde, a cloroquina deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais. E recomenda ainda a realização de eletrocardiograma no primeiro, terceiro e quinto dia de tratamento com a droga.