Cidadania

Biblioteca Municipal de Porto Velho vai oferecer aulas de mobilidade a deficientes visuais

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O “Projeto de Olho na Inclusão” é desenvolvido na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles e atende a pessoas com deficiência visual, por meio de aulas de Braille desde 2018. Mas este ano tem uma novidade.  Serão oferecidas também aulas e oficinas de Orientação e Mobilidade – para ajudar essas pessoas a se locomoverem com autonomia e independência.

 

Ao dominar essas técnicas, as pessoas com deficiência visual adquirem autoconfiança; e também a segurança de seus familiares, que muitas vezes desenvolvem superproteção. A ideia surgiu ao identificar que muitos participantes das aulas de braile não faziam uso dessas técnicas. Por vários motivos: falta de conhecimento, de confiança e de estímulo. Além disso, parte das pessoas que enxergam quer ajudar, mas não sabe a forma adequada e confortável para ambos.

 

Serão beneficiados com as aulas e oficinas as pessoas com deficiência visual, seus familiares e a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, de segunda a sexta feira das oito da manhã às seis da tarde.