Cidadania

Tribunais promovem campanha Justiça Pela Paz contra violência de gênero

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Durante esta semana, os tribunais de todo o país realizam a campanha Justiça pela Paz em Casa. É a 16ª edição do programa que busca agilizar o andamento de processos relacionados à violência de gênero.

 

No Amazonas estão previstas cerca de mil audiências, além de ações de orientação e conscientização sobre o tema. Só no 1º Juizado Maria da Penha, no Fórum Desembargador Azarias Menescal, estão agendadas 400 audiências.

 

Na última sexta-feira (06)  , equipes do fórum realizaram ações de conscientização com abordagens nos terminais 4 e 5 da zona Leste de Manaus. Na sede da instituição também estão sendo veiculados vídeos educativos sobre o tema.

 

Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça mostram que o Tribunal de Justiça do Amazonas registrou um aumento de 338% na quantidade de audiências preliminares, realizadas nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, na comparação entre os anos de 2018 e 2019.

 

Foram mil e 511 audiências, em 2019, contra 345 no ano anterior. Em 2018, oito casos de crimes contra a vida foram classificados como feminicídio. O número passou para 19 no ano seguinte.

 

Já em relação às medidas protetivas, no ano passado foram expedidas pouco mais de seis mil. Aumento de cerca de 70 casos em relação a 2018.