Santa Catarina volta a liderar ranking de exportações de carne de frango em faturamento
Campo e Negócios

Santa Catarina volta a liderar ranking de exportações de carne de frango em faturamento

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Santa Catarina voltou a liderar o ranking brasileiro de exportações de frango, com 39% de todo faturamento gerado nos embarques durante os primeiros cinco meses de 2019, segundo uma análise feita pelo Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Segundo a Secretaria do Estado da Agricultura, de janeiro a maio deste ano, o estado retomou o crescimento nos embarques internacionais, principalmente de cortes com maior valor agregado. Durante o período, o agronegócio catarinense embarcou 626,9 mil toneladas do produto, gerando receitas que passam de US$ 1,08 bilhão.

Se comparado ao mesmo período de 2018, o estado ampliou em 61% as vendas externas desse produto, tanto em faturamento quanto em quantidade. Nos últimos anos o Estado sempre tinha ficado com uma fatia abaixo de 30% nas exportações, e os índices eram liderados pelo Paraná.

Os países que mais importam o frango catarinense são Japão, China, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Holanda. Todos apresentam crescimento acima de 30% nas compras neste ano.

O governo espera que resultado se mantenha ao longo de 2019, impulsionado principalmente pelo crescimento das vendas de carnes para a China.

Além disso, a renovação e ampliação das cotas de exportação de carne de frango para o México também deve gerar impactos positivos sobre o setor nos próximos meses.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Cepa/ Epagri.

Veja mais notícias do estado no G1 SC