Recorde de gols, mas de altura, não: veja 7 curiosidades sobre Peter Crouch, agora aposentado
futebol inglês

Recorde de gols, mas de altura, não: veja 7 curiosidades sobre Peter Crouch, agora aposentado

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Aos 38 anos de idade, Peter Crouch anunciou nesta sexta-feira o fim da carreira como jogador de futebol. Em duas décadas com as chuteiras nos pés, foi para duas Copas do Mundo com a seleção inglesa, conquistou a Copa da Inglaterra com o Liverpool e, no ano seguinte, ainda pelos Reds, chegou à final da Liga dos Campeões - o Milan faturou a Orelhuda naquela ocasião. No entanto, Crouch dificilmente teria tamanha notoriedade não fossem seus 2,01m de altura.

+ JANELA GE: Veja a movimentação do mercado europeu

Para o bem (ele jamais teve problemas em jogadas aéreas) e para o mal (ele mesmo já reconheceu o lado ruim de ser alto por nunca passar despercebido pelos lugares), o grandalhão inglês vai levar para o resto da vida a fama de ser um jogadores de futebol mais altos que o mundo já viu. Mas as curiosidades acerca de Crouch não param por aí.

Por isso, e até como uma forma de homenageá-lo, o GloboEsporte.com separou sete fatos curiosos que você talvez não saiba sobre Peter Crouch. Confira!

1) Foi gandula no Stamford Bridge

Peter Crouch é um apaixonado por futebol desde que se conhece como gente. Mas, por conta do jeito desengonçado acarretado pela altura, viveu parte da infância duvidando de que um dia poderia se tornar um jogador profissional. Enquanto isso, para não se distanciar do esporte que tanto amava, foi durante algum tempo gandula no Stamford Bridge.

O ingresso na "profissão" se deu com ajuda dos pais, ambos torcedores do Chelsea - assim como a grande maioria da família de Crouch. No entanto, como sabemos, o grandalhão começou a carreira em outro clube de Londres, o Tottenham, e nunca vestiu a camisa dos Blues.

2) É recordista em gols de cabeça na Premier League

Essa era fácil de imaginar.

A facilidade no cabeceio, impulsionada pelos mais de dois metros de altura, foi o que convenceu Peter Crouch a se tornar jogador. No time da escola, era um gol de cabeça atrás do outro. E assim também foi na base do Tottenham, apesar de ter sido vendido ao Queens Park Rangers sem um jogo sequer no profissional; e depois na carreira inteira.

Ao todo, Crouch fez 53 gols de cabeça em jogos de Premier League. É o único jogador a extrapolar a casa dos 50, já que o segundo colocado, a lenda Alan Shearer (que jogou por Southampton, Blackburn Robers e Newcastle), tem 46. Em 2017, teve seu recorde reconhecido pelo Guinness Book.

3) Um dos poucos com 100+ gols na Premier League

Muito por causa dos gols de cabeça, Peter Crouch mostrou-se em pouco tempo um baita artilheiro - não à toa defendeu durante anos a camisa da seleção inglesa e passou mais tarde por equipes como Tottenham e Liverpool. Ele é um dos 28 jogadores com mais de 100 gols marcados em jogos da Premier League, que passou a ter o atual formato na temporada 1992/93. Com 108, ocupa o posto de 24° maior artilheiro da competição.

A lista está assim:

  1. Alan Shearer - 260
  2. Wayne Rooney - 208
  3. Andy Cole - 187
  4. Frank Lampard - 177
  5. Thierry Henry - 175
  6. Sergio Agüero - 164
  7. Robbie Fowler - 163
  8. Jermain Defoe - 162
  9. Michel Owen - 150
  10. Les Ferdinand - 149
  11. Teddy Sheringham - 146
  12. Robin Van Persie - 144
  13. Jimmy Floyd Hasselbaink - 127
  14. Robbie Keane - 126
  15. Harry Kane - 125
  16. Nicolas Anelka - 125
  17. Dwight Yorke - 123
  18. Steven Gerrard - 120
  19. Ian Wright - 113
  20. Romelu Lukaku - 113
  21. Dion Dublin - 111
  22. Emile Heskey - 110
  23. Ryan Giggs - 109
  24. PETER CROUCH - 108
  25. Paul Scholes - 107
  26. Darren Bent - 106
  27. Didier Droga - 104
  28. Matt Le Tissier - 100

4) Não está sequer no top-10 dos mais altos

Peter Crouch é, sim, um dos jogadores mais altos da história do futebol. Mas tem uma galera (que já se aposentou ou que ainda joga) que é mais comprida que o rapaz. O jogador mais alto que se tem registro é o goleiro dinamarquês Simon Kristian Bloch, que defende atualmente o Dulwich Hamlet, de Londres. Ele tem incríveis 2,10m de altura.

Para que se tenha ideia, aí vai uma lista com nove jogadores de linha (excluindo goleiros, portanto) mais altos que Peter Crouch.

  • Paul Millar, atacante escocês - 2,07m
  • Yan Changpeng, atacante chinês - 2,05m
  • Tor Hogne Aaroy, atacante norueguês - 2,04m
  • Oyvind Hoas, atacante norueguês - 2,03m
  • Lacina Traoré, atacante marfinense - 2,03m
  • Mikkel Mena Qvist, meia dinamarquês/colombiano - 2,03m
  • Jan Koller, atacante tcheco - 2,02m
  • Stefan Maierhofer, atacante austríaco - 2,02m
  • Zigic, atacante sérvio - 2,02m

5) Fez gol acrobático mais bonito que o de Cristiano Ronaldo

Uma prova de que Peter Crouch não era apenas altura de gigante e gols de cabeça foi o que aconteceu no dia 27 de setembro de 2006, dia em que o Liverpool venceu o Galatasaray no Anfield pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Logo aos nove minutos de jogo, depois do cruzamento de Finnan pela direita, ele emendou um voleio inapelável para o pobre goleiro colombiano Mondragón.

Esse ano, o perfil oficial da Champions no Twitter listou quatro gols parecidos e pediu para os seguidores votarem no mais bonito. O de Crouch ganhou com folga, superando até a bicicleta de Cristiano Ronaldo contra a Juventus.

6) Paranóico, criou autógrafo diferente de sua assinatura

Peter Crouch pode ser bastante paranóico quando se trata da sua vida financeira. Certa vez ele revelou que o autógrafo que distribuiu para os fãs ao longo de toda sua carreira é completamente diferente da assinatura do banco, por exemplo.

- Se alguém que tem meu autógrafo achasse meu cartão do banco, eu ficaria bem preocupado quanto a uma fraude - admitiu ele.

7) É um fanfarrão no Twitter

À medida que carreira de futebol foi chegando ao fim, Peter Crouch foi mostrando ao público outra aptidão: a de piadista nas redes sociais. O atacante inglês tem quase 700 mil seguidores no Twitter, e é lá que ele joga luz no seu lado mais fanfarrão. Separamos uma coletânea de publicações como prova.

Quando ele prometeu que comemoraria como Cristiano Ronaldo. E cumpriu.

"Impecável"

Quando ele divulga seu trabalho

"Aqui está a coluna dessa semana. Leia ou não, você que sabe"

Quando a Fifa anunciou os finalistas da Bola de Ouro em 2014

"Eu sabia que havia problemas na decisão da Fifa quando não entrei na lista final da Bola de Ouro"

Quando ele tirou foto com um jockey

"Talvez eu não devesse ficar ao lado de jockeys"

Quando Cristiano Ronaldo fez o gol de bicicleta contra a Juventus

"Existem poucos de nós que conseguem fazer isso"

Quando foi fotografado com girafas

"Verão para mim é passar tempo com a família"

Quando venceu uma corrida de kart

"Rei do pódio no kart. Só queria não precisar tirar o teto para aproveitar"