Tatu Canastra

Tatu Canastra/Andre Borges/Agência Brasília/CC

Meio-ambiente

Projeto desenvolve protocolo de bem estar para animais do cerrado

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Bem estar animal consiste no conjunto de normas que visam reduzir o sofrimento dos animais especialmente em sistemas de criação em larga escala. Condições das instalações, qualidade e quantidade da alimentação, abate humanitário são algumas das preocupações dos criadores que buscam esse modo de produção.

O projeto chamado BioCer, desenvolvido na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), busca conhecer condições ideais específicas para a produção animal no cerrado brasileiro.

A professora Sheila Tavares que está à frente do BioCer, em entrevista ao Programa Brasil Rural, explicou que o projeto busca promover boas condições de vida aos animais com atenção às particularidades do bioma cerrado.

“O Brasil tem dimensões continentais, a gente faz uma adequação à nossa realidade. Em Santa Catarina é um pouco mais frio, aqui no cerrado a gente tem uma época bastante seca, então como que a gente consegue promover dentro do ambiente condições ideais para que esses animais estejam em bem estar o ano todo”.

 

O combate aos maus tratos de animais, muitas vezes, é exigência de países que importam a carne brasileira.

Ouça a entrevista no player abaixo: