Produtores de comunidade rural em MT perdem plantação e animais após queimada atingir mais de 2,5 mil hectares
Mato Grosso

Produtores de comunidade rural em MT perdem plantação e animais após queimada atingir mais de 2,5 mil hectares

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Moradores da comunidade São Jerônimo, um loteamento de pequenos produtores rurais localizado entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, denunciam que mais de 2,5 mil hectares já foram atingidos por queimadas desde a semana passada.

O fogo derreteu até as caixas d’água. Parte do gado ficou sem pasto e os criadores tiveram que comprar ração para alimentá-los.

Os produtores rurais da comunidade plantam caju, abacaxi e criam animais, mas quase todas as plantações foram queimadas.

A produtora rural Daniela Marques de Almeida estava na cidade quando foi avisada do fogo e correu pra o local. Ela diz que os moradores não conseguem dormir à noite.

“Tem dois ou três dias que a gente não dorme, porque se a gente vê uma fumacinha vindo, já ficamos desesperados, questionando de onde será que está vindo, e nos preocupamos se vai chegar até a gente”, diz.

Além da mata seca, muitas casas são de madeira, e isso aumenta o risco.

Duas pontes de madeira foram totalmente queimadas e desapareceram. Em uma delas, a Prefeitura de Cuiabá improvisou uma passagem no leito do rio, que está seco, pra que os moradores da comunidade não fiquem isolados.

O produtor rural Thomaz Aquino não teve a casa atingida, mas passou três dias combatendo o fogo para ajudar os vizinhos. Ele disse que a maior dificuldade foi a falta de recursos para enfrentar as chamas. Tudo foi feito no improviso.

“Usamos baldes, abafadores improvisados e até regadores para apagar as chamas, mas estamos com pouca água”, disse.

Ele contou que o prejuízo dos moradores foi grande, porque perderam grande parte da produção.

No início da noite dessa terça-feira (3), um novo foco de incêndio apareceu em uma área próxima. E no cerrado, o fogo de alastra rapidamente.