Saúde

Niterói anuncia testes em massa contra Covid-19

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Após confirmar casos de transmissão comunitária de Coronavírus, o município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, dará início à testagem em massa de pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19.

 

O anúncio foi feito nesse domingo (29), pelo prefeito Rodrigo Neves e transmitido ao vivo pelo Facebook. Segundo ele, Niterói será a primeira cidade a ter esse tipo de iniciativa.

 

Rodrigo Neves explicou que a prefeitura comprou 40 mil testes fabricados nos Estados Unidos, que devem chegar ao Brasil nessa quarta-feira (01/04). Os kits serão usados para testar as pessoas com algum sintoma respiratório, mesmo leve.

 

A estratégia, explicou Neves, é semelhante à adotada em Cingapura e na Coreia do Sul: identificar e isolar os doentes e, dessa forma, evitar a propagação da doença. O cronograma de testes e procedimentos de isolamentos dos casos suspeitos e confirmados ainda serão anunciados.

 

O chefe do executivo fez, ainda, um novo apelo para que as pessoas fiquem em casa até o dia 10 de abril, quando a situação será reavaliada. O balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde informou que Niterói tem 42 casos de Covid-19 e uma morte confirmada. De acordo com o prefeito, 25 pessoas estão em isolamento domiciliar e nove pacientes internados.

 

Além dessa iniciativa, Niterói também deu início à distribuição de 80 mil kits de higiene. Produtos como sabão líquido, álcool, água sanitária e sabão em pó serão entregues em todas as comunidades da cidade. Os primeiros trê mil kits serão distribuídos aos moradores do bairro Caramujo, que possui o menor IDH, Índice de desenvolvimento Humano de Niterói.

 

O plano é que até 10 de abril, todas 80 mil famílias atendidas pelo programa Médico de Família já tenham recebido os produtos. A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de classe média baixa de Niterói, contribuindo para conter a disseminação do vírus na cidade.