Na última volta, Leclerc desbanca Hamilton e Vettel para conquistar a pole position em Singapura
fórmula 1

Na última volta, Leclerc desbanca Hamilton e Vettel para conquistar a pole position em Singapura

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Charles Leclerc está em estado de graça. Mesmo numa pista em que a Ferrari não era a favorita, o monegasco, vencedor das últimas duas corridas da temporada 2019 da Fórmula 1, conquistou a pole position para o GP de Singapura. Na última tentativa no Q3, o monegasco melhorou em mais de meio segundo a sua melhor volta e fez 1m36s217.

Leclerc terminou 0s191 à frente do pentacampeão e líder do campeonato Lewis Hamilton, da Mercedes. Sebastian Vettel chegou a ocupar o primeiro lugar já no Q3, mas não acertou sua última volta e teve de se conformar com o terceiro lugar, à frente de Max Verstappen, Valtteri Bottas e Alexander Albon.

Completaram os dez primeiros colocados Carlos Sainz (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault), Nico Hulkenberg (Renault) e Lando Norris (McLaren).

O GP de Singapura começa às 9h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo. A narração será de Luis Roberto, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. Antes, a partir das 8h, o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês. Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.

Resultado do treino*

*Sergio Pérez cairá de 11º para 16º devido a uma punição por troca de câmbio.

Os três primeiros

Charles Leclerc, o pole position: "Estou extremamente feliz - foi uma volta muito boa mas houve alguns momentos em que quase perdi o controle! Tenho de agradecer ao time - eles tem sido maravlhosos. Ontem não foi meu dia, mas isso parece ótimo."

Lewis Hamilton, segundo no grid: "Não sei onde a Ferrari melhorou seu ritmo hoje, potencialmente não era uma pista deles, mas Charles acertou uma grande volta. Acho que amanhã podemos ser agressivos e, espero, dividi-los."

Sebastian Vettel, terceiro colocado: "O fim do Q3 não foi ótimo mas às vezes é como as coisas vão. Fomos rápidos hoje e sempre foi divertido aqui de uma forma ou de outra. Estou ansioso para amanhã."

O que você precisa saber?

- Quinta pole position de Charles na temporada 2019, recorde na temporada.

- Terceira pole position consecutiva de Leclerc e da Ferrari no campeonato.

- Apenas cinco equipes diferentes avançaram ao Q3: Ferrari, Mercedes, RBR, McLaren e Renault.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Logo no começo do treino, Carlos Sainz relatou perda de potência, mas conseguiu fazer uma boa volta e ficou em quinto, à frente de Sebastian Vettel. Charles Leclerc fez o melhor tempo do fim de semana, com 1m38s014, 0s526 à frente de Max Verstappen. Já Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, com pneus médios, fizeram o terceiro e quarto tempos na primeira série de tentativas.

Faltando sete minutos para o fim, Vettel melhorou seu tempo e subiu para segundo, mas ainda a 0s360 de Leclerc. A dupla da Mercedes resolveu enfim colocar os pneus macios, e Bottas tomou o primeiro lugar, com 1m37s317, 0s248 à frente de Hamilton.

Na briga pelas últimas vagas no Q2, Kevin Magnussen, Kimi Raikkonen e Sergio Pérez conseguiram entrar na zona de classificação. Foram eliminados os dois pilotos da Williams, além de Daniil Kvyat e dos habituais Lance Stroll e Romain Grosjean, que chegaram a resvalar no muro.

Eliminados

16º DANIIL KVYAT (STR)
17º LANCE STROLL (RACING POINT)
18º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Na abertura do Q2, Hamilton e Bottas começaram como os mais rápidos e ficaram separados por apenas 0s081, mas Leclerc foi ainda mais veloz e baixou da casa de 1m37 ao fazer 1m36s930. Logo em seguida, Verstappen se colocou entre os dois pilotos da Mercedes ao ficar a 0s159 do primeiro lugar, enquanto Vettel fez apenas o quinto tempo, 0s375 atrás do companheiro de equipe.

Na segunda série de tentativas, Vettel estabeleceu o melhor tempo do fim de semana com 1m36s720, mas Leclerc veio na sequência e foi 0s070 mais veloz. Hamilton melhorou, mas ficou 0s283 atrás do monegasco.

Entre os eliminados, Pérez, que cairá de 11º para 16º devido à troca de câmbio. os dois pilotos da Alfa Romeo, com Raikkonen chegando a resvalar no muro, além de Gasly e Magnussen.

Eliminados

11º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)
12º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
13º PIERRE GASLY (STR)
14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole position

Vettel foi o primeiro dos favoritos a marcar tempo no Q3 e, mesmo tocando no muro, fez uma ótima marca de 1m36s437, enquanto Leclerc ficou a 0s354 do alemão, e Verstappen ficou 0s026 atrás do monegasco. Na primeira rodada de tentativas, as Mercedes não foram bem, e Hamilton e Bottas ficaram a um segundo de Vettel.

Nas últimas tentativas, Vettel errou e abortou a sua volta, enquanto Leclerc melhorou em mais de meio segundo para assumir o primeiro lugar. Hamilton também melhorou, mas ficou a 0s191 do monegasco.

+ Classificação do campeonato
+ Calendário da temporada
+ Melhores momentos