Land Rover Defender é revelado em Frankfurt e chega ao Brasil em 2020
Salão de Frankfurt - 2019

Land Rover Defender é revelado em Frankfurt e chega ao Brasil em 2020

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Em tempos de saída do Reino Unido da União Europeia, um inglês roubou a cena no Salão de Frankfurt. A Land Rover apresentou no evento a nova geração do Defender, maior ícone da marca. O modelo já foi confirmado para chegar ao Brasil no próximo ano.

O novo Defender será oferecido em 5 versões diferentes (S, SE, HSE, First Edition e X), com carrocerias 90 e 110. A primeira pode levar até 6 ocupantes, enquanto a segunda tem três opções de ocupação: 4, 5 ou 7 lugares.

Entre as motorizações, há duas variantes a gasolina, e duas diesel. As primeiras são um 2.0 turbo de 300 cavalos de potência e um 3.0 de 6 cilindros de 400 cavalos com conjunto híbrido leve - uma bateria de 48V armazena energia cinética gerada pelas frenagens para auxílio em situações trânsito ou off-road intenso.

As opções a diesel são 2.0 com dois níveis de potência, 200 cv ou 240 cv, e torque de 43,84 kgfm em ambas as configurações. O Defender é sempre equipado com câmbio automático de 8 marchas, fornecido pela ZF.

Estrutura e capacidades

De acordo com a marca, a nova carroceria monocoque de alumínio é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais e a suspensão é independente.

Outra novidade na construção é a suspensão a ar disponível em algumas versões, que acompanha o sistema Adaptive Dynamics, que monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo. Com isso, a reação às condições de piso é quase que instantânea.

Para o off-road, o sistema Terrain Response permite que motoristas mais experientes configurem os parâmetros do veículo como quiserem. Por outro lado, os inexperientes podem apenas acionar o sistema e deixar que a eletrônica faça como achar melhor.

A carroceria tem 291 mm de distância do solo (20 mm a mais do que os outros modelos da Land Rover). Na versão 110, o modelo tem ângulo de aproximação de 38 graus, de partida de 28 e de saída de 40 graus.

A capacidade de transposição é de 900 mm, enquanto a carga útil máxima é de 900 kg e a capacidade de reboque chega a 3.720 kg.

Tecnológico

O Defender ganhou capacidades lameiras, mas também tecnologia. Entre elas está o sistema de atualização de software automática, que faz download de novos dados de forma remota, deixando o veículo sempre atualizado sem a necessidade de uma visita à uma concessionária.

Há também o "capô transparente". Câmeras instaladas na parte de baixo do veículo revelam, na tela central de 12,3 polegadas, a visão escondida pelo capô. Também há o mesmo efeito para a traseira.

Piloto automático adaptativo, assistente de pontos cegos, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, head-up display e faróis full LED também estão na lista. Até uma proteção para a pintura está disponível para minimizar danos como arranhões.