Instagram deixa usuários criarem filtros personalizados para Stories
Redes sociais

Instagram deixa usuários criarem filtros personalizados para Stories

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

O Instagram liberou nesta terça-feira (13) a ferramenta de criação de filtros de realidade aumentada para todos os usuários. A funcionalidade vinha sendo testada nos últimos meses com algumas contas de celebridades, que disponibilizavam os efeitos conforme publicavam conteúdo nos Stories. A partir de agora, qualquer pessoa pode criar filtros e usá-los em publicações por meio da plataforma Spark AR do Facebook (sparkar.facebook.com).

LEIA: Conta falsa com pornô pode virar golpe na Internet; veja

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Depois de criar um filtro, o usuário poderá ter acesso à sua criação e de outros membros da comunidade do Instagram por meio da Galeria de Efeitos. Trata-se de uma biblioteca de filtros feitos por outras pessoas e que têm uso livre. Para usar, basta abrir os efeitos na câmera do aplicativo e tocar na opção “Ver Efeitos” no final da bandeja de filtros.

Os filtros de realidade aumentada permitem adicionar objetos em 3D que interagem com o ambiente ou com o próprio usuário em uma foto ou vídeo. Esse tipo de filtro poderia, antes, ser obtido apenas ao seguir uma conta de criador, diretamente pelo post no Stories ou utilizando ferramentas como o Lenslist.

Também já era possível criar um filtro no Spark AR por conta própria, mas o acesso à ferramenta era mais limitado. Antes disponível apenas para macOS, o programa passa a contar com versão também para Windows. Não é possível usar o software criador de filtros no celular.

Como ver mensagem no Instagram mais de uma vez? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.