Justiça

Feminicídio no Distrito Federal cresce quase 18% em 2019

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

O número de feminicídios na capital do país cresceu 17,9% em 2019, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. No ano passado, foram registrados 33 assassinatos. Em 2018, foram 28 crimes do mesmo tipo.

 

Neste ano, a violência contra a mulher parece seguir a mesma tendência. Na primeira quinzena de janeiro, quatro feminicídios foram confirmados pela Polícia Civil.

 

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, disse que combater esse crime ainda é um desafio, pela dificuldade de intervenção da polícia nos locais onde as agressões costumam acontecer.

 

Jolusia Batista, assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, acredita que a falta de políticas públicas e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher são fatores que contribuem para o aumento dos casos.

 

Ela acredita que o despreparo dos agentes públicos, que realizam os primeiros atendimentos as vítimas de violência doméstica, seja uma das razões que leva a mulher a não denunciar o agressor.

 

Para combater o feminicídio é preciso denunciar.

 

Se você for vítima ou conhecer alguém que seja, denuncie pelo telefone 180, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, ou em qualquer delegacia de polícia. Não é preciso se identificar.