Economia

Exportações e importações já sentem efeitos da pandemia do coronavírus; quedas são de 20% e 7%

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Os efeitos da pandemia do coronavírus já podem ser sentidos na economia brasileira, mais especificamente no comércio exterior. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, houve uma queda de 20% na média de exportações diárias na segunda semana de março com relação à primeira semana, com queda nas três categorias de produtos - os semimanufaturados, os básicos e os manufaturados. As importações também registraram queda de 7,6% no comparativo da segunda semana de março para a primeira.

 

Para Rubens Medrano, diretor de Relações Internacionais da Federação do Comércio, essas quedas refletem a paralisação na economia mundial e, por isso, nem mesmo o dólar desvalorizado ajuda nas exportações.

 

Medrano também lembra que o país importa insumos essenciais na área da agricultura e da indústria farmacêutica e que a indústria e o comércio desses setores ficam prejudicados com o dólar alto.

 

Mesmo com a queda, a balança comercial teve um superávit de US$ 329 milhões na segunda semana de março e, no acumulado do ano, esse superávit é de US$ 2,7 bilhões, de acordo com o Ministério da Economia.