Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven/Domínio Público/ Wikimedia Commons

Cultura

Confira mais da Semana Beethoven de 2019, no Concertos Deutsche Welle

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Neste sábado, confira mais uma edição do Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição de janeiro de 2019 da Semana Beethoven, um dos eventos realizados pelo Beethovenfest de Bonn. 

O destaque do evento foi o "Trio em Lá menor", de Tchaikovsky (um dos poucos trabalhos de música de câmara deste compositor), apresentado pelo Sitkovetsky Trio. Esta obra foi dedicada ao mentor de Tchaikovsky, Nikolai Rubinstein, e escrita logo após a sua morte.

Na partitura, Tchaikovsky escreveu "Em memória de um grande artista". De fato, Rubinstein era um dos grandes artistas de seu tempo: ele foi o primeiro diretor do Conservatório de Moscou, além se ser considerado o maior pianista da época. Foi Rubinstein quem deu o primeiro apoio a Tchaikovsky e contribuiu para que ele deixasse sua marca registrada na música. Portanto, segundo o violinista Alexander Sitkovetsky, esta é provavelmente uma das peças mais pessoais de Tchaikovsky, com uma mistura de tragédia e luto.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.