Como transformar um monitor em TV
Informática

Como transformar um monitor em TV

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Transformar um monitor em TV é uma boa alternativa para quem precisa economizar dinheiro. Com a tecnologia atual, grande parte dos monitores que estão à venda no Brasil contam com entradas HDMI, VGA e USB, que podem garantir a comunicação destes aparelhos com outros dispositivos. Além disso, aparelhos baratos como o Chromecast e Apple TV podem que deixar o seu monitor com as funções de uma TV, por conexão via Bluetooth.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Para facilitar a vida do usuário, o TechTudo preparou um tutorial que mostra como usar um monitor de computador comum como receptor de sinal de TV. Vale ressaltar que as dicas também valem para que o usuário use outro aparelho para exibição de conteúdos on demand.

LEIA: Monitor 'monstro' rouba a cena com tela curva enorme

Você tem os itens necessários?

O monitor pode receber sinal de um decodificador de TV por assinatura, receptor de antena parabólica, conversor de sinal digital externo e outros aparelhos via cabo HDMI.

Para esse exemplo, utilizaremos uma Apple TV de segunda geração, um sistema de som Home Theater e um monitor Dell P2219H com resolução Full HD. Tenha também os cabos necessários em mãos - o que vai depender do tipo de aparelho que deseja conectar e das entradas disponíveis em seu monitor.

Características de vídeo do monitor

O uso de cabos HDMI impossibilita que monitores muitos antigos sejam usados como TV. Outro ponto importante está na qualidade de imagem do dispositivo. Para ter uma imagem de qualidade, o usuário deve preferir usar um monitor que exiba imagens no padrão HD (720p). É importante consultar o manual de sua tela para conhecer as possibilidades de conexões suportadas.

Usando o monitor para receber sinais de decodificadores e outros aparelhos

Passo 1. Ligue o cabo HDMI de seu receptor de TV na entrada correspondente na parte traseira de seu monitor;

Passo 2. Use o menu do monitor para escolher a entrada HDMI onde conectou o dispositivo de TV;

Passo 3. É possível conectar um sistema de som nas saídas de áudio disponíveis no monitor. O usuário também pode usar sistemas que enviam o sinal por cabo USB. Vale ressaltar que este tipo de conexão só funciona se o monitor suportar o uso de USB;

Limitações do procedimento

Mesmo com a possibilidade de ser usado como uma TV, um monitor comum tem recursos mais limitados do que um televisor. Esta adaptação pode facilitar a vida do usuário, mas alguns itens que não estão inclusos nos monitores podem fazer falta. É o caso do controle remoto, por exemplo. Mesmo que o usuário use o monitor conectado ao Chromecast, por exemplo, só será possível acessar as opções de menu do monitor pelos botões físicos do aparelho.

Outra ponto que deve ser levado em consideração é a resolução do monitor. Por ser um aparelho mais simples, ele não oferece telas em Full HD ou em resolução 4K, por exemplo. Sendo assim, o usuário precisa estudar bem a adaptação que pode ser feita. Além disso, as possibilidades para gerenciamento de cores, definições padrões para controle de áudio e a falta de um sistema operacional smart também são fatores que podem pesar na escolha.

Qual é o melhor monitor para jogos? Comente no Fórum do TechTudo