Como rastrear um objeto ou encomenda pelo site dos Correios
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Como rastrear um objeto ou encomenda pelo site dos Correios

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Rastrear uma encomenda ou correspondência postada nos Correios é um processo fácil a partir do código de rastreamento. O site oficial do serviço fornece dados como a data em que o objeto foi postado, a localização atual do pacote e uma estimativa sobre quando a entrega será realizada. É possível também rastrear pelo CPF, desde que a informação tenha sido fornecida no ato da postagem.

As primeiras letras do código indicam o tipo de serviço e as duas últimas o país de origem — por isso costuma terminar com “BR”. Quando o objeto é postado no exterior, o código inicia por “R” e não tem garantia de dados atualizados no rastreamento. Segundo os Correios, “o serviço contratado pelo remetente na origem determina o nível de informação de rastreamento dos objetos em nosso site”. Veja como usar a ferramenta de localização de pacotes pelo PC — no celular, o rastreio pode ser feito pelo aplicativo SRO Mobile.

App dos Correios: saiba como rastrear objeto e encomenda pelo celular

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Passo 1. Acesse o site dos Correios (correios.com.br) e digite, na tela “Acompanhe seu objeto”, o código de rastreamento ou o CPF cadastrado na hora da postagem;

Passo 2. Caso tenha optado pela busca por CPF, é preciso fazer um cadastro no ID Correios com nome, data de nascimento e outros dados pessoais;

Passo 3. Ao acessar a informação de rastreamento do pacote, o site dos Correios exibe no topo uma linha do tempo indicando uma de três fases do processo: “postado”, “em trânsito” e “entregue”;

Passo 4. Role a tela para ver o histórico de registros da encomenda no sistema dos Correios, organizados do mais recente para o mais antigo. Cada item traz data, hora, localidade, um status e, em alguns casos, uma descrição ou orientação ao consumidor;

Passo 5. Mais abaixo, o site permite imprimir o histórico. Selecione a opção "Receber por SMS" para configurar alertas via mensagem. O serviço está disponível para SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje, PAC, Carta Não Comercial Registrada e Carta Comercial Registrada;

Passo 6. Digite o número do celular com DDD nos campos de destinatário ou de remetente e confirme em "Ok" para finalizar. Para cancelar o serviço, envie um SMS com a palavra SAIR para o número 28588.

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