Como fazer backup e migrar Google Drive para OneDrive, Dropbox ou Box
Produtividade

Como fazer backup e migrar Google Drive para OneDrive, Dropbox ou Box

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

O Google oferece uma maneira simples de fazer backup do Drive para outras opções de armazenamento em nuvem. Por meio da ferramenta de download de dados da empresa, é possível transferir os itens guardados na plataforma online para alternativas como OneDrive, Dropbox e Box. O recurso evita que seja necessário baixar documentos, imagens e pastas para o computador antes de fazer o upload para outro site, o que acelera o processo de migração. Veja como mover arquivos do Google para serviços rivais.

Saiba o que acontece com seu espaço na nuvem depois que as promoções acabam

Passo 1. Acesse a página Minha Conta (myaccount.google.com) no navegador e faça login na sua conta Google. Depois, selecione a opção “Controlar seu conteúdo”, na seção "Informações pessoais e privacidade";

Passo 2. Selecione “Criar arquivo” para acessar a ferramenta de download de dados da empresa;

Passo 3. Por padrão, o Google marca todos os produtos para backup. Clique no botão “Não selecionar nenhum” para desmarcar todos e, depois, ligue apenas a chave ao lado do Drive;

Passo 4. É possível incluir no backup todas as pastas do Drive ou apenas alguns diretórios selecionados. O Google também permite escolher os formatos nos quais os arquivos serão exportados. Certifique-se de que formatos do Office e JPEG (para imagens) estejam selecionados para garantir compatibilidade em outros serviços;

Passo 5. Em seguida, role até o fim da página e aperte “Próxima”;

Passo 6. Na opção “Método de exibição”, selecione um dos serviços de armazenamento em nuvem disponíveis;

Passo 7. Prossiga em “Vincular conta e criar arquivo”;

Passo 8. Faça login na sua conta do serviço selecionado, como OneDrive, Dropbox e Box;

Passo 9. Por fim, conceda permissão para que o Google acesse o serviço para transferir seus arquivos de uma nuvem para a outra. Em seguida, basta aguardar a finalização do backup do Drive e a transferência direta para plataforma de armazenamento selecionada, sem intermédio do computador do usuário.

Após a migração dos dados é possível optar entre limpar o Drive para reutilizar o espaço gratuito do Google ou manter os arquivos originais para manter a segunda nuvem apenas como backup de segurança.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento: SendSpace, Googledrive ou Dropbox? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.