Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos

Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos

Tecnologia

Como as bactérias se tornam resistentes a antibióticos?

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Por que as bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos? Elas se multiplicam através da divisão celular, mas, às vezes, ocorre um erro nesse processo, dando origem a patógenos mutantes. Sem as bactérias normais, eliminadas pelos antibióticos existentes, esses patógenos não têm concorrência e conseguem se reproduzir livremente.

Esta edição do Futurando explica também como é possível evitar o aumento da resistência a antibióticos, muitas vezes provocado pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Em 15 anos, o consumo de antibióticos cresceu 65%. Algumas das novas condutas adotadas por médicos incluem evitar antibióticos de amplo espectro e receitar medicamentos pelo menor tempo possível. O programa mostra os resultados dessa forma de terapia.

Com os patógenos cada vez mais resistentes, é importante buscar novos medicamentos. Uma pesquisadora estuda se microorganismos encontrados em manguezais da Indonésia podem ser fonte de substâncias para a elaboração de novos antibióticos.