Meio-ambiente

CEB alerta para possibilidades de choque; em 2019 DF registrou 6 mortes

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Á VENDA: Este portal de notícias pode ser seu. Entre em contato

Seja dentro de casa ou na rua, quando o assunto é eletricidade todo cuidado é pouco. Para se ter uma ideia, no ano passado o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atendeu 173 ocorrências de choques elétricos. Nesses acidentes, seis pessoas morreram.

 

Na semana passada, um homem morreu em Taguatinga, cidade do Distrito Federal, após cair de uma árvore com aproximadamente 4,5 metros de altura, depois de ter sofrido uma descarga elétrica, quando colhia mangas usando uma vara com cabo metálico.

 

Para evitar esse tipo de acidente, o diretor de Distribuição da CEB - a Companhia Energética de Brasília -, Dalmo Rebello, disse que população deve ter cuidado ao subir em árvores.

 

A orientação é observar se os galhos estão encostando na rede elétrica, pois caso o galho encoste em você e nos fios, o choque poderá ser fatal.

 

Em casa, o diretor destaca que a recomendação é sempre contratar um profissional para realizar as manutenções elétricas. Mas, se o serviço for simples, como troca de lâmpadas e chuveiros, por exemplo, e o cidadão insistir em realizar o trabalho a orientação é desligar o quadro geral de energia para evitar acidentes.

 

Além disso, a CEB alerta aos pais de crianças e adolescentes que gostam de aproveitar o período de férias para empinar pipas. A recomendação é evitar soltar embaixo da rede elétrica, pois o contato da linha com os fios pode provocar curto-circuitos, desligamento das redes e choques.