Cartão sem tarifas? Lista de espera pode prejudicar seu CPF
Downloads

Cartão sem tarifas? Lista de espera pode prejudicar seu CPF

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Bancos inteiramente digitais, que oferecem serviços sem tarifas, ou aplicativos que transformam a tela do celular em agência bancária, tornaram a vida dos clientes muito mais fácil. Basta ter um smartphone para abrir contas, fazer qualquer tipo de transação e, inclusive, solicitar um cartão de crédito. O problema é que a facilidade é tanta que o consumidor até esquece que, fora do mundo virtual, ainda existe burocracia. E ficar na lista de espera pode diminuir as chances de crédito para seu CPF.

LEIA: Como cadastrar cartão de crédito no Google Pay

Mas, agora, uma pergunta importante: Você já ouviu falar em Serasa Score? A ferramenta é de extrema relevância para auxiliar bancos e empresas na decisão de conceder créditos e também de fechar negócios. Ela usa o seu CPF e indica, em uma pontuação de 0 a 1000, o seu nível de confiabilidade e as chances que a instituição tem de receber de volta, em um período de um ano, o dinheiro que te emprestou. Por isso, um baixo Score pode ser sinônimo de problemas para a vida financeira.

O que muita gente não sabe é que estar na lista de espera de cartões de crédito ou de abertura de contas pode jogar o Serasa Score lá para baixo. E isso inclui os bancos e opções digitais, como o Nubank, Next, Neon e Credicard Zero. A Gerente do SerasaConsumidor, Joyce Carla, alerta para os riscos: "O consumidor adquire o potencial de ser consultado. Com muitas consultas em pouco tempo, ele pode ter seu Score sofrendo alguma alteração”.

Caso o cliente queira, por exemplo, insistir em um cartão de crédito, o ideal é tentar um por vez para não ficar sujeito a um grande número de consultas. "Ao procurar muitas formas de crédito, o mercado entende que a pessoa está com grande necessidade de pegar algum valor, o que pode elevar o risco de inadimplência. Por conta disso, existe a possibilidade de uma queda de Score. O ideal é ver qual o cartão mais desejado para se manter na fila de espera”, sugere Joyce.

Se você quer consultar o seu Score, é possível saber de forma gratuita acessando o SerasaConsumidor. Mas, se você está na lista de espera para conseguir um cartão de crédito e quer acompanhar quais consultas estão sendo feitas ao seu CPF, uma opção pode ser o Serasa Antifraude. “Este é único produto pago da Startup, em que o consumidor é avisado no momento que as empresas consultam o CPF. Tudo em tempo real, garantindo segurança para o titular do documento”, indica Joyce.

Vale a pena ter um cartão digital? Veja a opinião dos leitores do Fórum TechTudo antes de decidir.