Brasília (DF) 03/05/2023 Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, durante audiência Pública na comissão de Minas e energia da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.
© Lula Marques/ Agência Brasil
Política

Câmara quer ouvir ministro sobre política de preços da Petrobras

Convite deve ser atendido por até 23 de agosto


Publicado em 02 de Agosto de 2023 às 19:58 Por Agência Brasil - Brasília (Ver Fonte)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) convite para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira explicar a nova política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras.  

Inicialmente, o requerimento, apresentado pelos deputados Filipe Barros (PL-PR) e Danilo Forte (União-CE), propunha a convocação do ministro. Os integrantes da comissão acertaram em transformá-lo em convite, que deve ser atendido pelo ministro até o dia 23 de agosto.  

Preços dos combustíveis  

Em maio, a Petrobras anunciou um novo modelo para definir os preços dos combustíveis, com o fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI) adotada pela empresa há mais de seis anos.  

Na PPI, os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha seguiam a tendência dos valores praticados no mercado internacional, tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, calculado em dólar.  

No novo modelo, a Petrobras levará em conta outras referências para cálculo dos preços, como mercado interno, além do mercado internacional. A ideia, segundo a estatal, é mediar os interesses dos acionistas e o papel social da empresa defendido pelo governo, voltado para atender a expectativa do consumidor brasileiro por valores mais baixos. 

Edição: Maria Claudia