Bombom, Tuile e Picles de Beterraba com Queijo Meia Cura
Receitas Gshow

Bombom, Tuile e Picles de Beterraba com Queijo Meia Cura

  • Compartilhar
  • Compartilhar
  • Compartilhar

Quer receber notíticas em tempo real? Curta o Notícia Plus

Ingredientes - Tuile de Beterraba

Modo de Preparo - Tuile de Beterraba

  1. Bata a beterraba cozida no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Se preciso, utilize uma espátula ou colher para ajudar a mexer (cuidado para não tocar na serra do liquidificador). Passe a beterraba batida para uma tigela, adicione a clara e a farinha de trigo. Misture tudo com um batedor de arame (fouet). Pegue uma assadeira, vire de cabeça para baixo e forre com um tapete de silicone. Espalhe a mistura por cima do tapete de silicone e, com ajuda de uma espátula, alise bem a superfície deixando a camada fina e uniforme. Leve no forno a 120ºC, por aproximadamente 30 minutos, para desidratar.

Ingredientes - Redução do Suco de Beterraba

Modo de Preparo - Redução do Suco de Beterraba

  1. Descasque e corte a beterraba em cubos grosseiramente. Bata a beterraba com a água no liquidificador até ficar homogêneo. Passe por uma peneira forrada com um pano virgem, despejando o líquido numa tigela. Pressione o pano para tirar o excesso. Depois de coar, coloque o líquido em uma panela em fogo médio e deixe reduzir por mais ou menos 9 minutos. Após esse tempo, reserve o suco reduzido em uma tigela dentro da geladeira para esfriar.

Ingredientes - Picles de Beterraba

Modo de Preparo - Picles de Beterraba

  1. Descasque e corte a beterraba crua em cubinhos pequenos e regulares e reserve-os em uma tigela. Em uma panela em fogo médio coloque a água, o vinagre, o açúcar, o sal, a folha de louro e os grãos de pimenta-do-reino. Assim que levantar fervura, despeje esse líquido na tigela em que estão os cubinhos de beterraba e reserve.

Ingredientes - Massa do Bombom de Beterraba

Modo de Preparo - Massa do Bombom de Beterraba

  1. Em uma tigela, coloque a farinha, as gemas, a tinta comestível, a redução do suco de beterraba, o sal e 1 fio de azeite. Misture tudo bem com a mão formando uma massa única. Em seguida, polvilhe um pouco de farinha numa superfície lisa e limpa. Sove a massa nesta superfície por cerca de 10 minutos (a cor da massa deve ficar bem homogênea). Coloque a massa em uma tigela, cubra com o plástico filme e deixe descansar por 15 minutos na geladeira.

Ingredientes - Recheio de Cogumelos e Queijo de Cabra

Modo de Preparo - Recheio de Cogumelos e Queijo de Cabra

  1. Pique o shitake e o shimeji. Aqueça uma frigideira em fogo alto com 1 fio de azeite, acrescente o alho picado e refogue os dois cogumelos juntos. Em seguida, adicione o vinho branco e deixe evaporar rapidamente. Acrescente o creme de leite fresco, o sal a gosto e deixe cozinhar até reduzir (+/- 3 minutos). Transfira para um liquidificador, adicione o queijo parmesão, o queijo de cabra e bata até ficar homogêneo. Coloque em uma tigela e reserve na geladeira para esfriar.

Ingredientes - Creme de Queijo Meia Cura

Modo de Preparo - Creme de Queijo Meia Cura

  1. Em uma panela coloque o queijo meia cura ralado e o creme de leite fresco e mexa até o queijo derreter. Transfira tudo para um liquidificador. Na hora de bater, retire a tampa redonda menor e tampe com um pano virgem dobrado (segure com a mão mesmo). Bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e reserve na panela para aquecer na hora de servir.

Ingredientes - Bombom de Beterraba

Modo de Preparo - Bombom de Beterraba

  1. Pegue a massa na geladeira e separe em 4 partes. Abra ¼ da massa com ajuda de um cilindro passando desde a posição n° 1 até o n° 5 (passe a massa uma vez em cada número). Quando a massa estiver bem fina e lisa, corte retângulos de 14x10cm. Pincele um pouco de gema em 2 cm da parte superior do retângulo. Pegue o recheio de cogumelos na geladeira e coloque em um saco de confeiteiro com bico liso. Coloque uma bolinha de cerca de 6g do recheio de cogumelos no centro do retângulo da massa. Dobre a massa para fechar, colocando a extremidade sem gema em contato com a que foi pincelada com a gema, formando um ravióli retangular. Com uma carretilha, corte as laterais do ravióli. Com os dedos, indicador e polegar, pressione perto do recheio para dar o formato de bombom. - 1,5 litros de água - ½ colher (sopa) de sal - 1 fio de azeite Cozinhe os raviólis de beterraba em uma panela com 1,5 litro de água fervente e ½ colher (sopa) de sal por +/- 3 minutos. Com uma escumadeira retire os raviólis da panela e reserve em um prato com 1 fio de azeite para não grudar.

Ingredientes - Montagem

Modo de Preparo - Montagem

  1. Com uma pinça fina, tire 10 cubinhos do picles de beterraba do líquido e coloque sobre um papel absorvente. Pegue o prato de servir e forre o fundo com azeite de manjericão. Coloque 1 colher (sopa) bem cheia do creme de queijo meio cura por cima. Em seguida, distribua os 10 cubinhos de picles por cima do creme. Posicione o bombom de ravióli no prato. Coloque 2 bolinhas de queijo de cabra entre os cubinhos de picles e posicione 2 pedaços de tuile de beterraba em cima de cada bolinha. Decore com brotos de beterraba.